8 de fev. de 2010

Caminho Inesperado


Há algum tempo, sofro de uma espécie de alergia, uma reação que pode-se chamar de psicosomática, ou seja, stress + alimentação errada + doses de dipirona sódica = eritemanodoso. São pequenos caroços avermelhados, como picadas de borrachudos e são bem doloridos. Demorou muito pra descobrirem o que exatamente eram isso. Até ranceniase foi colocado em questão pelo médico que me examinou. Enfim, por Deus, nada além de uma doença "com fundo emocional". O pior era saber que nada podia ser feito, pois não tem cura. Apenas manter a calma, a alimentação saudável e algumas aspirinas (ácido acetilsalicílico) para tornar meu sangue menos denso.



Nos últimos dias, passei pela terrível angústia no trabalho de não saber se seria demitida ou transferida de departamento e, junto, mais alguns problemas pessoais. Tentei manter a calma, entreguei nas mãos de Deus e confiei que Ele resolveria tudo no Seu devido tempo. Porque, aliás, Deus não faz como a justiça dos homens, que "tarda, mas não falha". Tem, sim, o momento perfeito e infalível. Porém, por mais que eu tenha tentado me controlar com a ansiedade e manter a tranquilidade em mente, eis que surgiram estes eritemas pelo meu corpo.



O interessante foi como eles se foram. Costumo ter fortes dores de cabeça e, tendo alergia à dipirona, não tinha nenhum outro remédio que fizesse efeito o suficiente para passar a dor. Então, muitas vezes suportei a dor sem remédio. Outras vezes, arrisquei tomar o dipirona mesmo.



Desta vez, conversando com um amigo, antes de nos encontrarmos no ensaio do grupo de louvor da minha igreja, ele comentou que estava com dor de cabeça e eu repliquei que também estava. Na mesma hora, ele "receitou" a maravilhosa dipirona e, eu, expliquei que não podia. Ele então partiu para a segunda opção: paracetamol. Eu desacreditei no remédio, porque sabia que não faria a minha dor passar, mas, mesmo assim resolvi tomar, quando nos encontramos no ensaio, mais tarde.



Na manhã seguinte, assim que acordei, fui ao banheiro e tive uma surpresa: os eritemas estavam bem mais fracos, haviam praticamente sumido junto com a dor, só restando os vermelhidões. Ainda pensei: "Será que estou dormindo ainda?! Ou eles diminuiram literalmente do dia para noite?!?" Bom, e foi realmente isso! Corri ler a bula da cartela de paracetamol e lá estava escrito: "não indicado para pessoas sensíveis aos salicilatos", relacionados à substância contida nas aspirinas. A conclusão que chego é que os caminhos de Deus não são os caminhos que queremos ou podemos traçar. A cura de uma doença maior veio através de um problema menor, resolvido com um simples comprimido para dor de cabeça.

É por isso que, quando nos perguntamos o "porquê" de alguns problemas em nossa vida, sendo de saúde ou não, devemos nos dar a seguinte resposta: "Não sei agora o motivo, mas Deus está no controle. Ele poderá me dar a resposta, no tempo Dele. Senhor, confio e entrego meus caminhos a Ti."

E eu, continuo a ver as Mãos de Deus em minha vida. Grata a Ti, Senhor.

Um comentário:

Unknown disse...

Maravilhoso testemunho, dou graças a Deus por você ser minha filha. Peço a Deus que continue te abençoando.